terça-feira, 1 de setembro de 2009

FICA A DICA....

Continuando no processo de leitura sobre redação publicitária, falarei mais sobre um dos papéis que um redator deve exercer - pesquisa constante.
Existe um trecho muito interessante do livro que diz:

" Não se iluda, o que pega mais não são os pepinos técnicos, mas sim a necessidade constante que você terá de pesquisar, meu caro escriba, sobre tudo e sobre todos, sabe por que? porque ao lado do vernáculo, a informação ampla e variada é sua matéria prima. Sem isso você simplesmente não trabalha.
Informação ampla e variada é resultado deste hábito pouco frequente por aí e que atende pelo nome de pesquisa. Hábito que convém você começar a alimentar loucamente".
Trecho capítulo O Escrevedor

Entre a curva e o desvio estão duas alternativas que sendo um redator publicitário você deverá sempre saber: Pesquise sobre tudo e todos, porque um dia a curva será bem estreita e você ficará sem saída diante de uma boa oportunidade de divulgar seu porfólio e levar seu trabalho e prestígio adiante.
Caso você tenha a sorte grande de trabalhar para uma agência grande, terá ao seu alcance a comodidade de um departamento de pesquisa pronto a lhe oferecer a informação necessária ou, o menos, indicar as melhores fontes. Caso contrário, trabalhando em agência menores vire-se: você é o próprio departamento de pesquisa.

Cases: Existirão sempre dois lados de uma moeda em sua carreira, ou seja, dois tipos de trabalhos que aparecerão na sua frente: os rotineiros (de total domínio de assunto) e os incomuns, neste caso, bem preparado você estará a um passo a frente, sempre.
Conheça seu cliente, conheça o produto, o mercado e se for necessário até a vovozinha dele, pois talvez o cliente de sua agência esteja nas mais diferentes formas.
Nem sempre você será solicitado a falar sobre o que tem domínio, lembre-se bem disso.

Acima de tudo respeite-se pelo fato de trabalhar mais que todos, você escolheu saber e aprender mais.

Um comentário:

  1. Um dia estava numa empresa e um responsável pelo marketing disse: "que bacana isso que vendemos, preciso saber mais sobre o produto, o mercado... ". Na hora, quase o mandei tomar no uc. Hoje, essa empresa é um décimo do que já foi um dia. Quem deveria saber sobre o próprio produto que vende, o mercado e tal? O cara do MKT ou zé da esquina? Tem cada idiota empregado, viu! Esse seu blog é o melhor de 2009, fácil!

    ResponderExcluir

Deixe seu registro...