quarta-feira, 9 de setembro de 2009

COMPORTAMENTO


Comportamento é definido como o conjunto de reações de um sistema dinâmico em face às interações e realimentações propiciadas pelo meio onde está inserido. Exemplos de comportamentos são: comportamento social, comportamento humano, comportamento animal, comportamento atmosférico, etc.

Parte 4 do livro de Zeca Martins:

" Glamurosas melancias!. Você alguma vez havia pensado em adjetivar assim uma melancia?
Já o sujeito da barraquinha de sanduíches oferece, num cartaz, seu hot-dog Bin Laden. O que será isso?
Um hot-dog com temperos árabes ou terá um molho apimentado explosivo?. Há muito o que se observar por aí.
Não confundir respeito ao cliente e ao consumidor de seus produtos com as bobagens "politicamente corretas" que diariamente pipocam por aí. Muitas são frescuras mesmo".

Ótima frase: parece slogan da C&A, mas o redator tem mesmo de ser alguém com prazer em conhecer.
Nesta fase do livro me deparo com um fenômeno muito interessante sobre comportamento humano e suas raízes.
A atualização entra como chave-mestra neste sistema chamado comunicação, uma vez que estar preparado e possuir abstração suficiente para captar todo tipo de informação, não só faz a diferença como também determina que tipo de redator você quer ser ou continuar sendo.
Informação é a chave do baú, o que faz a roda a criatividade girar.

O que você pensa, pesquisa, lê, ouve, determina não só que tipo de profissional é, mas o que faz valer seu tempo na hora de criar ou recriar um conceito no mercado.
Vivemos intensas mudanças comportamentais, onde tendência caminha freneticamente junto ao poder da palavra e isso meu caro, faz mesmo a diferença na hora de ser contratado para um job.

Desta forma é preciso investir tempo e dinheiro em boas fontes de aprendizado, não padronizar comportamentos e o melhor: se desfazer de pré-conceitos e julgamentos.
Hoje olho para frente positivando a postura do meu primo Mauro, publicitário de mão cheia, que sempre tem uma terceira visão e opinião sobre tudo.
Assim vive a engrenagem dos bons profissionais da comunicação deste país, permeados por inúmeros job`s de qualidade e que quantificam o rank brasileiro lá fora.

Vamo que vamo, depois tem mais.

2 comentários:

  1. Não é difícil aprender, ainda bem, sobra mais pra vc, linda!

    ResponderExcluir
  2. Muito muito bom. Sempre super propício!
    Acredito muito que a gente é o que lê, pensa, repensa, come, pesquisa, ouve... Pena que a gente encontra por aí muita, muita muita gente que só lê Caras. Tenho tido a infelicidade de esbarrar com muitas pessoas assim. Tão somente superficiais. Uma verdadeira pena.
    Beijos procê!
    tati cavalcanti

    ResponderExcluir

Deixe seu registro...