sábado, 30 de maio de 2009

SER

Em todas as línguas, o termo ser exerce a dupla função de verbo absoluto.
É ao mesmo tempo estado e conteúdo.
 
Um ser humano que se diferencia de outros requer alguns princípios básicos:

1 – Estar sempre disposto a abrir mão do sensato

2 – Ter coerência e sensibilidade para se deparar com pessoas completamente opostas e com uma visão diferente da sua e respeitar.

3 – Saber aproveitar oportunidades para criar sua própria identidade, sua marca no mercado de trabalho.

4 - Compreender que seu talento é uma somatória de princípios que se fundem quando você decide mostrar isso a todos.

Quais são suas qualidades?

Já disse a psicóloga Maria da conceição Uvaldo, “ Não se guie por qualidades consideradas importantes pelos outros ou pelo mercado. Nem todos querem ser líderes”.Crie sua categoria, crie seu espaço.

Que impressão você causa?

Marca não é só o que você vê, é o que as pessoas entendem de você. Como as pessoas o enxergam, o definem?.Existe uma tênue diferença entre ser e estar presente, pense nisso.

Acima de tudo, ser um diferencial existente significa acreditar antes de mais nada em você sempre. Ser uma pessoa capaz, sempre. Capacidade implica estudar, aprofundar e melhorar seu domínio sobre determinado assunto e crer que de fato que não se consegue nada sozinho. não acredite em estereótipos, não faça julgamentos, imprima sua marca, ajuste sua imagem e acima de tudo, fuja da anticompetência. 

Em termos de mudança, não basta ser bom em uma coisa só, as empresas querem pessoas com soluções para problemas diferentes. Ou seja, valorizar-se demais e contar vantagem é uma defesa as próprias fraquezas. Nunca subestime sua própria inteligência diante de qualquer fato que se apresente a sua frente. Seja confiante consigo mesmo, seja o reflexo de sua própria competência.

Ser completo significa administrar seu talento e compartilhar isso com outros que o tem como exemplo. Pedir ajuda nunca é tardio, não significa que você está errado, pelo contrário, demonstra sua total afinidade consigo mesmo e mostra que ser um profissional completo requer antes de mais nada, continuar se reciclando, aprendendo.

Não há respostas para tudo, mas a caminhos alternativos que podemos tomar quando necessitamos refletir sobre nosso futuro profissional, nossa vida. Somos seres pensantes, somos dotados de uma inteligência que nos foi merecida, adquirimos experiência alheia, seguimos exemplos, somos o exemplo de alguém, basta sabermos em que parte da história estamos na vida de alguém. Passado ou presente?

Se você é muito mais do que esta acostumado, mais do que acredita, ache seu ponto de equilíbrio, encontre seu papel na sociedade, comece a conversar mais com as pessoas, faça novas amizades, aprofunde seus laços com aqueles que já fazem parte de sua vida. Compartilhe idéias e ideais. Usufrua de boas companhias.

Seja onipresente. Apesar de ser um atributo divino, ser lembrado é sem dúvida um bom massageador de egos.

Comece agora mesmo. Não perca mais tempo. Se você conseguir executar com alguns destes princípios que lhes foram citados, volte aqui e descreva a todos o resultado ou o caminho diferente que sua vida tomou, pois assim como você, todos necessitamos estar, não apenas existir.

Eu estou aqui, sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu registro...