segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

A R K

Atention, Rescue, knowledge....
Sábias palavras transformadas em uma Arca.
Uma aliança divina? ou apenas um momento de razão celestial?
Noéh, enjoy of god.
Assim se conhece o primeiro parágrafo desta história que hoje se transformou em realidade no mundo todo.


Nascido em 1928, Jean Vanier; deixou a Marinha canadense em 1950 para estudar Filosofia e viver em uma comunidade cristã, perto de Paris. Depois de obter o doutorado, lecionou na Universidade de Toronto (Canadá). Em 1964, começou a comunidade Arca, acolhendo dois adultos deficientes mentais em uma pequena casa de Trosly-Breunil (Oise, França).
Tal comunidade cresceu e, a partir dela, outras foram fundadas em vários países. Durante estes anos, Jean Vanier tem animado encontros sobre a vida comunitária.

"Quando nos sentimos frágeis, não temos nenhuma necessidade de grandes discursos ou ações, mas da presença de alguém que venha até nós para estender-nos uma mão e nos diga: “me sinto feliz de estar aqui contigo”. Assim sabemos que somos amados, não pelo que somos capazes de fazer, mas pelo que somos". Jean Vanier (extraído do livro "Cada pessoa é uma história Sagrada")

Presente a há 21 anos no Brasil e apegados por um sentimento de acolhimento, a ARCA hoje é uma ONG mundialmente movimentada por pessoas que visam ajudar outras com deficiências diversas a desenvolverem e aprimorarem seus talentos e, acima de tudo, defenderem seus direitos diante de injustiças causadas pela sociedade.
O comprometimento e a fomentação por um trabalho comunitário faz da ARCA uma missão de vida a todos que estão presentes.
Atuando diretamente neste belíssimo e sério trabalho, Rui Terenzi Neuenschwandere, Presidente do conselho administrativo no Brasil há três anos e reeleito para mais três, colhe grandes experiências e resultados para a vida.
Oncologista pediátrico por formação hoje se dedica também a ministrar a reintegração social destas inúmeras pessoas que residem dentro da realidade que se transformou a ARCA DO BRASIL.

Em inúmeras atividades às quais a ARCA se dedica, a mais difícil tarefa é a de colher donativos financeiros para que a mesma aprimore diariamente seu trabalho e continue a trilhar seu caminho.
Depois de muito esforço para alcançar títulos e registros necessários junto aos governos, a ARCA está realizando um enorme movimento para a captação de recursos, apresentando projetos que poderão ajudar ainda mais este grandioso e sério trabalho.
Os benefícios são pequenos, desta forma, a ARCA necessita de inúmeros amigos para fazer valer cada dia mais a pena.
Existem maneiras de você fazer parte deste projeto e ajudar a ARCA DO BRASIL a continuar crescendo.

Solicitar Nota Fiscal Paulista
ARCA DO BRASIL
CNPJ:55.577.563./0001-39
R. Manoel Aquilino dos Santos, 163
Jardim Elisa Maria - Fone: 11 3851-3459
02873-520 São Paulo-SP

Depósito bancário
BRADESCO
AG- 133/3
C/C- 057854-1
ITAÚ
AG - 2977
C/C - 07070-1

Em uma entrevista, emocionado, Rui, declara sua trajetória na Arca do Brasil

Sou médico oncologista pediátrico, e trabalho em um serviço público do estado, o que, por si só, me faz pensar que minha cota cotidiana de filantropia já é assim cumprida, ante as agruras das condições de trabalho e sua má remuneração. Mas o que importa é que realmente gosto muito do que faço. E além de ser médico, gosto também de escrever e de cozinhar. E foi cozinhando, num jantar de amigos, há sete anos, que conheci Ione, hoje presidente do Zalca e uma grande amiga, que me pediu que fizesse um jantar como aquele para a Arca do Brasil , visando a arrecadação de fundos, colaboradores, e uma maior visibilidade da instituição.
Envaidecido por alguém acreditar que meu jantar teria todo esse poder, considerei a proposta irrecusável, e coloquei-me à disposição quantas vezes fossem necessárias, com uma condição: Que nunca tivesse que ir à instituição. Condição aceita, jantares se sucederam e anos se passaram.
Hoje, sou o Presidente de Conselho Administrativo. E ante minha resistência inicial ainda me pergunto o que aconteceu para tanta transformação: de uma pessoa certamente preconceituosa e intolerante, inapta para lidar com as limitações de outrem, e bem provavelmente com as próprias, até o líder engajado, afetivo, compromissado. De ateu pouco convicto ao crédulo amoroso, passo a passo fui desenhando uma nova forma de ser e de pensar. Só a religião não explica. O contato com uma pessoa que não fala, ou que talvez não entenda, cuja deficiência parece prendê-la em seu próprio mundo nos faz questionar nossos próprios limites, e rever nossos valores. Acho que foi isso que aconteceu comigo.
Experiências extraordinárias como o dia em que retornei a um dos lares de São Paulo, depois de uma batalha burocrática exaustiva junto ao fórum da Lapa, vitorioso com os dois certificados de curatela nas mãos, através dos quais outras batalhas seriam enfrentadas buscando os benefícios sociais de dois dos nossos acolhidos. Era uma noite fria e acenderam a lareira.
Eu estava cansado, e fiquei ali admirando o fogo, quando, de repente, reparei que Tiago e Anderson tinham se aninhado ao meu lado, enquanto a casa seguia seu ritmo frenético de assistentes preparando o jantar e outros acolhidos correndo de um lado ao outro, ou vendo televisão.
Apenas eu, Thiago e Anderson juntos e quietos, admirando o fogo. Justamente os dois dos quais eu acabara de receber a responsabilidade jurídica da curatela. Um sentimento inexplicável me tomou: de alguma forma eles sabiam. Sim, eles sabiam, e estavam ali, ao meu lado, como que agradecendo, como que comemorando comigo. No silêncio de suas deficiências, eles sabiam.
Meu coração se encheu, como há muito tempo não me sentia tão pleno e feliz. De alguma forma aquilo bastava. Nunca em minha vida havia sentido Deus tão presente.



Rui Terenzi Neuenschwander
Presidente do conselho administrativo Arca do Brasil.
rui.terenzi@uol.com.br
Créditos:
Embarcarte Notícias de El Arca en América Latina

Saiba mais sobre a ARCA DO BRASIL -
http://www.arcaorg.br/

As duas casas da Arca do Brasil estão localizadas nos seguintes endereços:
Casa da Rocha:

Rua Manoel Aquilino dos Santos, 163 – Tel. (11) 3985-3304
Casa Mandacaru:

Rua Manoel Aquilino dos Santos, 1170 – Tel. (11) 3985-3625

4 comentários:

  1. Dani,
    Não nos conhecemos, mas ouso comentar...
    simplesmente porque sinto que preciso de lhe agadecer por este toque no meu coração,
    Muita LUZ para você!
    ANIta

    ResponderExcluir
  2. Dani, obrigado pela sensibilidade no trato do tema tão frágil. Incrível como ficou gentil e tocante. Aproveito para divulgar o video do trabalho que fazemos com o Tião, um dos acolhidos, recuperando sua dignidade e alegria através do trabalho como engraxate: http://www.vimeo.com/2617894
    Aproveito também para corrigir o site:
    www.arcadobrasil.org.br
    www.larche.org
    www.arcalatina.org

    ResponderExcluir
  3. Cresce minha admiração por você ao saber que alem de um grande medico é também uma pessoa engajada em projetos de apoio à pessoas especiais.

    ResponderExcluir

Deixe seu registro...